segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Artistas pintam muros em via pública de Sobral

Mural Pintando e Andando                                                    Fotos: Divulgação
Hélio Rola pintando o mural
Artistas Roberto Galvão e Wescley Braga

Wescley Braga e Wagner Moraes intervindo no mural


Sobral. Na Avenida José Euclides, nesta cidade, mais de 200 metros de muros foram transformados em telas pelos artistas plásticos Hélio Rôla e Sérgio Pinheiro, além de uma equipe de quatro sobralenses. Os trabalhos elaborados à céu aberto tem como plano de fundo a Serra da Meruoca.

A arte urbana feita pelos artistas Hélio Rôla e Sérgio Pinheiro foi intitulada de "Pintando & Andando" e também conta com trabalhos de Roberto Galvão, Joel, Wescley Braga, Josué e Wagner Moraes. Foi elaborada em três dias.

A arte urbana feita a convite do prefeito Veveu Arruda foi intitulada de "Pintando & Andando" e também conta com trabalhos Roberto Galvão, Joel, Wescley Braga, Josué e Wagner Moraes. De acordo com Hélio Rôla, a arte foi feita nos dias nove, dez e 11 deste mês, um tempo curtíssimo para o tamanho do trabalho. "Hoje faz 15 dias que fizemos o trabalho, que durou o fim de semana dividido em duas sessões, manhã e tarde".

Participação
Essa não é a primeira vez que o artista participa de um movimento de arte na cidade. Em 2008, também a convite do prefeito que na época era Secretário de Cultura, Hélio e Sergio foram convidados para pintar o muro de duas escolas. "No muro da avenida, recebemos apoio de alunos e artista da Escola de Artes e Ofícios de Sobra (Ecoa), e temos convite para voltar em outras ocasiões, onde queremos sempre trabalhar em conjunto com os artistas locais".

Os temas desenvolvidos no muro são caatinga e urbano, pensados por Sérgio e Hélio respectivamente. Já as cores foram trabalhadas no amarelo, preto e branco. Durante a execução, Hélio destacou que pessoas pararam para indagar sobre a atividade.

Ele lembra que a abordagem era quase sempre instigante para os artistas. "Havia principalmente ciclistas, que abordavam sobre os temas que estavam sendo expostos. A opinião geral foi de aprovação", destaca. O artista plástico sobralense Wescley Braga que trabalhou com Hélio conta que a equipe sobralense trabalhou mais como apoio, intervindo dentro da obra principal sem descaracterizá-la. "O Hélio colocou um tema central, o desenho final, e nós fizemos pequenas intervenções como nos tons das tintas, que era sempre preto no branco contra a cor chapada", destaca.

Espaços
Wescley trabalhou na pintura de outros espaços públicos em Sobral, como a Policlínica. Lá, a criação até a arte final foi do artista, que buscou inspiração na humanização da saúde. "As pessoas que chegam lá para ser atendida buscam ser recebidas com um olhar humano, não como partes de um procedimento". O artista avalia que a cidade tem se mostrado um cenário de amplo crescimento também para as artes.

"O Ecoa trouxe o curso de gravuras de José Ricón e diversos novos espaços estão sendo abertos, como a Pinacoteca, na Boulevard do Arco". As intervenções por sua vez são a prova de que a cidade é humana. "Você olha para um prédio com uma pintura dessas e imagina a gente que tem ali. Você coloca cultura visual. Quem visita a cidade não vai ter só prédio para olhar. Vai ter arte nas paredes".

A Avenida José Euclides Ferreira Gomes, na saída para Massapê, foi duplicada no trecho que inicia na rotatória da Av. Pimentel Gomes, no bairro Coração de Jesus, e vai até a CE 362, em frente ao Parque de Exposições João Passos Dias.

Nos três quilômetros de extensão do trecho a avenida conta com quatro faixas de rolamento, uma ciclovia central com 3 metros de largura, drenagem, passeios laterais e sinalização horizontal e vertical. Além disso, terá também um trabalho de paisagismo com arborização dos canteiros centrais. A previsão é de que a obra seja inaugurada dia sete de dezembro. Um investimento de cerca de R$ 7,4 milhões foi feito pela Prefeitura de Sobral em parceria com o Governo do Estado do Ceará. As obras foram executadas pela Secretaria de Obras do Município em parceria com o Departamento Estadual de Rodovias (DER).

Matéria:
Fonte: Diário do Nordeste publicado em 28/11/2013

0 COMENTÁRIOS: